Cliquemusic's Hate Mail Neste blog, eu, Marco Antonio Barbosa - Bart, para os amigos (mab@cliquemusic.com.br) - publico algumas das pitorescas mensagens recebidas sobre minhas críticas de CDs no site Cliquemusic, além de considerações sobre a função da crítica musical. As mensagens são 100% verídicas e os textos não foram editados. Irei atualizando o blog com a chegada de mais mails. É para rir, hein, pessoal!



Tuesday, April 16, 2002 :::
 
+++++++++++++++
O Fato é que, bem...

Recebi um e-mail comentando minha resenha do disco Oquelatá Quelateje, do grupo paranaense Fato. A leitora mostra-se indignada com a "baixa" cotação dada ao álbum e acha que não dei a devida atenção ao disco. Ela exibe duas características básicas dos hatemailers: acha que as estrelinhas importam mais que o texto e realmente acredita que a crítica pode fazer com que alguém mude de opinião (ou se desinteresse) em relação ao artista. Ah, como eu queria que isso fosse possível!

De: Luiza Menezes
Data: Tueseday, March 19, 2002 12:56 PM
Assunto: s/n

"Conheço o grupo FATO aqui de Curitiba e fiquei muito surpresa com a cotação editorial que o Clique Music deu para o novo disco do grupo. Para se avaliar um trabalho com a qualidade do que desenvolve o FATO é necessário que se ouça com muita atenção ao disco todo e não apenas alguns trechos.
Infelizmente isso pode passar uma avaliação errada do grupo, aliás, um dos mais importantes que já apareceu na música paranaense.

Luiza Menezes"

Ironicamente, no dia seguinte à chegada desta mensagem, recebi outra do próprio grupo Fato, agradecendo o espaço concedido e me elogiando - por eu ter entendido bem a proposta musical do projeto. Quem estaria certo? O grupo ou a fã furibunda? Leia a crítica aqui.

+++++++++++++++++++++++++++++++++
"Cantam muito, são lindos e cinceros (sic!)..."

Deu para imaginar a quem o título acima se refere, né? O KLB, claro! Em mais um round no muro de impropérios no qual me converti após aquela bendita resenha, a jovem (bem, imagino que seja) Gleice vem dar vazão a sua fúria. Fico pensando cá comigo: existirá algum karma negativo para mim no além-túmulo, após receber tanta lambada? Segundo a leitora, devo "aprender a valorizar o que de bom temos aqui no Brasil". Isso reafirma minha teoria de que as mocinhas que tanto me atacam provavelmente nunca tinham sequer visto a cara do Cliquemusic, antes da publicação da crítica ao KLB. Concordo com a jovem quando ela afirma que para criticar algo deve-se ter conhecimento de causa. Ouvi o disco do KLB e transmiti minhas impressões no texto. É o que me basta para "conhecer" o grupo, pois estou pouco me fodendo se eles são lindos, cinceros e verdadeiros. Alguns de meus artistas favoritos de todos os tempos são feiosos, cínicos e escrotos. A diferença é que eles fazem boa música.

De: Gleice
Data: quarta-feira, 20 de março de 2002 04:37
Assunto: s/n

"Senhor Marco Antonio Barbosa.
Acho que a partir do momento em que o senhor aprender a valorizar o estilo de musica brasileira e a potencia de vozes tao maravilhosas quanto ao KLB vc tera o direito de criticar.As vezes o que realmente incomoda ao povo brasileiro sao aquelas bandas que só sabem fazer apelações em suas letras.Eu e milhoes de pessoas preferem ouvir musicas de qualidade e pessoas talentosas como o KLB, que por serem bonitos,verdadeiros e talentosos como ja disse, nao agrada pessoas de pessimos ouvidos.Acho que se as musicas deles nao fossem de qualidade não agradaria a tantas milhoes de pessoas,que nao sao apenas adolescentes como voce disse mas tambem adultos e idosos,crianças e até estranjeiros como americanos e mexicanos se voce nao sabe.Aprenda a valorizar o que de bom temos aqui no Brasil,ressaltando que há um equívoco em suas conclusoes, pois oKLB nao tem absolutamente nada a ver com boy bands.Admiro demais o trabalho dos BSB,WESTLIFE,ETC, porem se o senhor prestar mais atençao verá grandes diferenças entre o grupo mais amado do Brasil e bandas como estas que tambem tocam e cantam muito.
Pode ter certeza de que o KLB veio pra ficar.
O pior de varios mundos é a inveja e o prazer de fazer os outros se sentirem pessimos.É infelizmente saber que existem pessoas muito mal informadas que fazem comparaçoes totalmente absurdas.
Respeito todo e qualquer estilo de musica, desde que respeitem o meu gosto musical.Eles são mais que demais e jamais surgirá um trio com tantas qualidades,pois cantam muito,sao lindos, cinceros e jamais seriam capazes de criticar qualquer outro grupo musical, cantor, etc.
Concluo que uma pessoa só pode criticar a outra ou fazer qualquer outro tipo de observaçao a partir do momento que a conhece.Procure saber mais sobre eles daí sim o senhor poderá obter de conclusoes mais precisas.
Obrigada pela atençao."

++++++++++++++++++++++++++++++
Reggae essas plantas aí, meu rei!

Os reggaeiros também tem seu quinhão de desgostos para comigo. Nosso amigo Flávio não tem papas na língua e manda logo um "imbecil" e um "babaca" pra dentro dos meus cornos. Mas, para variar, desperdiça sua "argumentação" com uma semântica confusa.

De: Flavio (reggae music)
Data: quinta-feira, 28 de março de 2002, 13:29
Assunto: s/n

"Vc's deveriam colocar matérias sobre reggae, o reggae é a música da verdade, naum é moda, só quem ouve sente. O imbecil do Marco antonio Barbosa só sabe pixar as bandas de rreggae brasileiras, Tribo de jah e Natiruts, essas bandas saõ o que há de melhor no rock Brasil, bom mesmo sõa essas porcaris de Sandy e Junior, nao é, seu babaca?

Reggae forever!"

+++++++++++++++++++++++
Exaltou-se por causa do samba

Jimmy Carlos (nome artístico?), nosso próximo missivista, é da turma do pagode romântico. Ao invés de me ofender frontalmente, prefere o caminho da ironia. Como tantos outros hatemailers, questiona minha capacidade de julgamento, ao imaginar (erroneamente) que não sei tocar instrumento algum e por isso seria incapaz de entender as complexidades e a riqueza do som do Exaltasamba. E, imaginem, sugere que eu prefiro forró ao samba - querendo com isso me irritar?! Leia a crítica aqui.

De: Jimmy
Data: sábado, 30 de março de 2002, 18:17
Assunto: Exaltasamba!

"Olá meu caro!
Pelo que vejo você entende muito de samba, não é mesmo????, pois herética??
A que se referiu?????
quer dizer, ao Zeca, mas a quem atacou dessa vez????
Você na minima, toca algum instrumento, não é????, pois para falar: "Os tecladinhos que abrem a primeira faixa ", você deve ser um maestro, ou toca accordeon, ou prefere uma zabumba, não é mesmo??????
ou é Apenas mais um critico que sem o aparecimento de um CD ruim critica um de ótima qualidade!
Grato !
Jimmy Carlos."

Caro Jimmy: asseguro-lhe que a avaliação negativa que fiz do Exalta não se deveu à falta de um outro CD ruim para meter o pau. Os (de)méritos são do próprio grupo.

++++++++++++++++
Há debates e debates

Meus comentários sobre o último disco de Oswaldo Montenegro (leia aqui) geraram duas mensagens bem distintas. O primeiro fã parece ter entendido direitinho o que eu tinha a dizer sobre o disco e elogiou - enfim! - a minha busca pela isenção e objetividade. O ponto-chave está nas frases "Pode-se ver a seriedade e justiça com que você tratou a obra do artista" e "Isso me faz respeitar suas opiniões, apesar de não concordar com algumas". Não quero dar lição em ninguém nem provar que entendo mais de música que leitor algum. Só quero que as pessoas enxerguem o esforço que faço para analisar seriamente os discos e entendam que a minha opinião não é lei, é apenas mais uma opinião.

De: OMOL
Data: quinta-feira, 28 de março de 2002, 11:00
Assunto: sobre a sua crítica de Oswaldo Montenegro

"Caro Marco Antônio,

Sou criador do fã-clube de Oswaldo Montenegro pela internet e li sua crítica sobre o cd A LISTA no Clique Music.

Apesar de nas entre-linhas você deixar transparecer que não admira muito o trabalho de Oswaldo, gostaria de dar os parabéns pela crítica. Você, diferente da maior parte dos críticos, não partiu para a mesmice de dizer que "ele é um chato com músicas iguais". Isso me faz respeitar suas opiniões, apesar de não concordar com algumas. Pode-se ver a seriedade e justiça com que você tratou a obra do artista, mas apesar disso gostaria de levantar alguns pontos para você analisar.

Na minha opinião, Oswaldo luta principalmente contra a má vontade da mídia em relação a todos os seus trabalhos. Se pudermos observar, Oswaldo gravou 27 discos em pouco mais de 20 anos de carreira; escreveu, dirigiu e participou (cantando e atuando) de uma peça (Dança dos Signos) que ficou em cartaz por 18 anos com diversas montagens em várias cidades do país; lançou artistas como Milton Guedes, Vanessa Barum, Zélia Duncan, Cassia Eller, Deborah Blando, Tânia Maya, Sebastian (da C&A), etc; venceu 2 importantes festivais de música e classificou 4 músicas para as finais.

Só por um currículo deste, Oswaldo deveria ser observado com mais cuidado. A maioria de suas mais lindas canções não foram divulgadas pela mídia, fazendo com que boa parte do público pense que ele apenas é o compositor de "Bandolins", "Léo e Bia" e "Lua e Flor". Talvez você mesmo desconheça a existência de músicas como "Cachoeira", "Cristal", "Verde", "Se puder sem medo" ou mesmo as peças "Mayã, uma idéia de paz" e "Lendas da Ilha".

Sugiro que você penetre mais no universo de Oswaldo Montenegro e possa ter mais argumentos para futuras críticas, elogiando ou criticando (não importa), mas com sinceridade e conhecimento maior de causa. Convido você a acessar o site de nosso fã-clube, o Osw@ldo Montenegro online - OMOL em www.omol.com.br

Grato pela sua atenção e parabéns pelas críticas no CliqueMusic.

Abraços

Claudio Machado - RJ"

Mas há fãs e fãs. Outro admirador do compositor barbudinho demonstrou ter bem menos bom senso e respeito do que Cláudio Machado, ao comentar minha resenha.

De: Jose Nilton
Data: sexta-feira, 29 de março de 2002, 13:41
Assunto: preconceito estupido

"Ao sr.Marco Antonio Barbosa

É realmente irritante notar que, graças a jornalistas (???) despreparados e sem capacidade de argumentação - que é o caso do sr.Barbosa - perpetua-se eeternamente o desprezo de nossa imprensa em relaçao a OSWALDO MONTENEGRO. Já estamos todos cansados de ouvir e ler, eternamente, os mesmos surrados argumentos para criticar o grande compositor, cantor e dramaturgo, sempre proferidos por gente sem sensibilidade, incapaz de sequer um gesto criativo e que, na falta do que fazer, resolvem suas pobre neuroses criticando artistas de valor. A má vontade já se nota na primeira linha de seu amargurado e infeliz texto. Desca de seu pedestal, sr.Barbosa, e reconheça que OSWALDO MONTENEGRO é um dos maiores talentos que a MPB já produziu. Não é por ataques totalmente descabidos de um jornalista (???) sem qualquer gabarito que nós, o publico fiel que OSWALDO MONTENEGRO conquuistou em seus mais de 20 anos de carreira, vamos deixar de aplaudí-lo e apoiá-lo em cada um de seus geniais passos. Antes de repetir lugares-comuns e de chamar os admiradores de OSWALDO MONTENEGRO de séquito, venha assistir ao belissimo musical "A LISTA" e entenda que a pobre musica brasileira estaria muito melhor seguindo o exemplo dado por esse valoroso artista.

Abra seus olhos e ouvidos, caro crítico (????)

Um abraço, sem rancor

José Nilton Eduardes"

Putz, sem rancor, hein? Imagine se fosse com rancor... Posso, como disse o primeiro fã, ter deixado "nas entrelinhas" que realmente não aprecio as criações de OM. Mas, porra, daí a enxergar neuroses, amargura e insensibilidade, já é um pouco demais, não? Além do mais, o "neurótico" aqui me parece ser o próprio José Nilton - se ele ama tanto o Oswaldo assim, porque se incomodar com o que dizem ou deixam de dizer? Prefiro acreditar que a média dos fãs de Oswaldo seja equilibrada como Cláudio Machado, e não gente nervosa e estressada como o Zé.

+++++++++++++++++++++++++
Humberto, o guia genial dos povos

Confesso que só há pouco vim a entender a mutação sofrida por Humberto Gessinger ao longo dos anos. Ao que parece, o gaúcho deixou de ser apenas um popstar (cada vez menos pop e menos star ainda) para virar um ser iluminado, capaz de traduzir em suas letras toda a angústia multifacetada da existência urbana. Não mais um músico, mas um filósofo de rara profundidade, que com sua sabedoria será capaz de não apenas salvar o rock brasileiro, mas também guiar-nos todos a um nível mais elevado de consciência. Isso pelo menos na cabeça dos fãs...

De: Andre Sbrissia
Data: Domingo, 14 de abril de 2002, 01:40
Assunto: Critica

"Prezado Marco Antonio;

Por acaso li sua crítica sobre o novo disco dos Engenheiros do Hawaii (Surfando Karmas & DNA).
Tenho alguns CD´s da banda e particularmente gosto do trabalho deles. Noto, de maneira geral, que a crítica sobre os Engenheiros, particularmente sobre Humberto Gessinger, está sempre pronta, ou seja é algo pessoal e não profissional. Duvido muito da capacidade de pessoas que se dizem "críticos de música(?)". Para ser crítico de algo deve-se, pelo menos, conhecer profundamente um assunto e como criticar Humberto se você não o conhece?
Música sempre é uma associação entre letra e melodia e as letras do Humberto estão muito acima da média do que se faz hoje no Brasil. Se você conhecesse autores como Hermann Hesse, Sartre, Albert Camus e Nietszche talvez percebesse que as letras tem uma profundidade que ignora.
Não entendi porque 3ª do plural é uma "letra de duvidoso teor político". Você sabe que as coisas funcionam daquele jeito ("obsolescência programada").
Sobre o "estranho título do disco", procure entender um pouco mais sobre filosofias orientais e genética. Rapidinho constatará que nada tem de estranho. Perceba o aparente paradoxo entre DNA x livre arbítrio.
Quando tiver um pouco mais de conhecimento de causa, talvez possa ser crítico, por enquanto é até bom que a banda ignore críticas como as suas.

André

Obs: Invente sua liberdade"

O garoto duvida da capacidade dos críticos de música. Para ser crítico de música, deve-se em primeiro lugar entender os Engenheiros do Hawaii - e, uma vez entendendo, ver-se-á que o grupo é realmente o melhor de todos os tempos. Porque, obviamente, só os imbecis que não entendem a genialidade de Gessinger é que podem detratá-lo (coisa que não fiz, basta ler a crítica). A estranha lógica da poesia de Humberto contagiou o fã, que consegue enxergar o "aparente paradoxo entre DNA x livre arbítrio". Para tirar a dúvida do jovem, queria registrar que conheço todos os autores citados, e tirando o Hesse, estão todos entre os meus favoritos. Muito me admira alguém que diz conhecer tais monstros sagrados da literatura achar "profundidade" nas letras dos Engenheiros. Bem, talvez ele esteja certo e eu seja burro mesmo. Quem sabe? Mas acho que não, pois, como dizia o outro, ignorance is bliss, e lendo cartas como estas eu fico longe de estar in bliss. Respondi ao gajo com o regulamentar "Obrigado pela atenção e audiência" e ele treplicou: "De nada. E obrigado por concordar comigo." Então valeu!



::: posted by Marco at 1:53 PM






_______________
_______________

Neste blog, eu, Marco Antonio Barbosa - Bart, para os amigos (mab@cliquemusic.com.br) - publico algumas das pitorescas mensagens recebidas sobre minhas críticas de CDs no site Cliquemusic, além de considerações sobre a função da crítica musical. As mensagens são 100% verídicas e os textos não foram editados. Irei atualizando o blog com a chegada de mais mails. É para rir, hein, pessoal!



Powered by Blogger