Cliquemusic's Hate Mail Neste blog, eu, Marco Antonio Barbosa - Bart, para os amigos (mab@cliquemusic.com.br) - publico algumas das pitorescas mensagens recebidas sobre minhas críticas de CDs no site Cliquemusic, além de considerações sobre a função da crítica musical. As mensagens são 100% verídicas e os textos não foram editados. Irei atualizando o blog com a chegada de mais mails. É para rir, hein, pessoal!



Saturday, July 27, 2002 :::
 
Amizades, este blog - que deveria se chamar dlog, ou "de
-vez-em-quando-log" - esteve parado por um bom tempo, devido a fatores vários. Falta de tempo, de saco, medo de não estar agradando, enfim, sei lá, mil coisas. Entretanto, desde o último post, tenho recebido algumas manifestações de apreço e apoio. Gente pedindo para o blog voltar a ser atualizado, e o que é mais intrigante, gente que eu não conhecia - que trombou com o C'sHM pela Internet, gostou e pediu mais. Então, remexendo em minha atribulada mailbox, espremi mais algumas mensagens de ódio disparadas contra minhas humildes críticas. Tudo para gáudio de minha pequena, mas fiel (creio) audiência. Parafraseando livremente um roqueiro californiano de quem eu gosto muito, tenho certeza que vocês me dirão se estou bancando o papel de palhaço. Ou não.

++++++++++++++++++++++
Corazon espinado

Abramos os trabalhos com uma mensagem referente a minha crítica ao CD "Todas as Coisas do Mundo", do ex-sertanejo Leonardo (que pode ser lida aqui). 'cesar roberto' - assim mesmo, só minúsculas -, o fã do ídolo das matinês domingueiras na TV, demonstra um senso de humor irônico incomum entre os apreciadores de tais gororobas sônicas.

From: cesar roberto
Sent: Wednesday, May 08, 2002 11:40 AM
Subject: n/a


"O Marco Antonio Barbosa, num leva a mal. Ou vc não parou prá ouvir direito ou tu tem ouvido de pau mesmo. Nem um comentariozinho pro "Cristal Quebrado", que está há milhões de anos-luz dessa mesmice do brega sertanejo, principalmente no que tange à letra de extremo bom gosto.
Cara, sarta fora do preconceito que é uma furada e pára de abanar a chamada MPB, que tá tão pobre que os caras tão indo buscar "novidade" lá nas antigas.
O disco, no seu conceito, mereceu uma estrela, enquanto o povão ("os convertidos") atribuiu 3,6. Convenhamos, um abismo. Alguém tá errando por muito. Adivinha quem?
cesar

Em tempo - O Coração Espinhado ficou ruim por causa da letra, malandro? Tu já parou prá "traduzir" a letra original e ver a droga que ela é???"


Não sei donde ele tirou a idéia de que eu "abano" a MPB (que diabo é "abanar"? A MPB agora é brasa em churrasqueira?!). Concordo quando ele diz que a mesma anda muito pobre. Mas daí a preferir Leonardo, num leva a mal não, mas vai demorar um 'cadinho. Ele pediu para adivinhar quem estaria errado, eu ou o povão. Claro que é o povão. Quanto à tradução de letras, prefiro no original. Ruim por ruim, em outro idioma é mais fácil não conseguir entender (e evitar irritação).

++++++++++++++++
Re-engenharia

Mais um round com os fãs de Humberto Gessinger. Impressionante como os admiradores do Paquita desfilam o mesmo discurso robótico e pretensioso: só não gosta de Engenheiros quem não os entende, os Engenheiros não pagam jabá para a crítica (e por isso são malhados), e os seguidores de Gessinger são seres iluminados e acima de qualquer questionamento. Já pelo subject da mensagem dá para notar isso.

De: Ângelo Manjabosco
Data: sexta-feira, 10 de maio de 2002 18:19
Assunto: A ignorância assusta...

"Caro Marco,

Ao ler sua crônica na página da Clique Music, acerca do disco "Surfando Karmas & DNA", o último da antológica banda Engenheiros do Hawaii, fiquei absolutamente pasmo ao ler certas frases absolutamente infundadas e sem qualquer sentido ou demonstração de conhecimento sobre a banda.

É revoltante a forma de pensar de alguém (referindo-se a você) ganha dinheiro (que não deve ser pouco) fazendo textos de tão baixo nível.
Um tanto medíocre essa minha definição, mas o seu texto se encaixa perfeitamente no perfil de "odeio o que eu não entendo". Aliás, lógica perfeitamente aceitável, partindo de alguém que deve trabalhar em SP ou RJ, estando assim completamente alienado em relação a influências musicais do resto (?) do país.
Mas por outro lado, foi positivo ter lido seu texto: só assim percebi o por quê de a banda ter seu maior público concentrado no sul e no norte-nordeste.
Não que eu tenha olhado outros textos seus, mas certamente os seus ouvidos aceitem muito melhor a receptiva (e ao mesmo tempo enjoativa) música de bandas como Capital Inicial e Paralamas. Acertei?

Indo ainda mais fundo e objetivo em minhas queixas: é natural que não gostes da música "3ª do Plural", quando Humberto fala "eles querem te vender, eles querem te comprar", refere-se justamente a pessoas como você.

Acho que era só isso. Também não vou ficar perdendo meu tempo escrevendo um e-mail que, quando muito você irá terminar de ler, imagine então respondê-lo.


Abraços,
Ângelo"

Nosso Manjabosco - outro nome artístico? Referência ao João Bosco? - repete aqui um equívoco comum. Pensar que eu seria um marajá com um salário ajumentado e nababesco, que ganha rios de dólares para tripudiar de pobres e honestos artistas. Hahaha! A velha insinuação de jabá, na forma da musiquinha citada por ele, também está presente. Porra, as gravadoras têm meu telefone, meu endereço, estou de portas abertas esperando os subornos, e cadê? :) Uma vez que já tenho a fama, quero deitar na cama... Infelizmente, ele acaba repetindo o erro que atribui a mim, criticando-me sem "demonstrar conhecimento" sobre meu trabalho ("Não que eu tenha olhado outros textos seus..."). Então empatamos, meu caro.

++++++++++++++++++++++++
Olho vivo no Farufyno

O Farufyno, para quem não conhece (imagino que um bocado de gente nunca ouviu falar), é um grupo de samba-rock de São Paulo. Ouvi o CD (leia a crítica aqui) e, apesar de simpatizar com o grupo e com o gênero, senti um certo cheiro de armação de gravadora. A fã Janaina correu a defender a honra da banda, em dois longos e-mails.

De: Janaina Pereira
Data: sábado, 11 de maio de 2002 15:58
Assunto: Crítica ao Cd do Farufyno

"Amigo,
Desde quando vc freqüenta as baladas de samba-rock?
Pois se estivesse mais atento, não daria uma bola fora dessas ao criticar um cd bem feito como este...
Os meninos do Farufyno não são nem de longe uma invenção forçada de Bonnadio e Sacomani (apesar deles terem esta fama por descobridores de anti-talentos) por acaso, eles quiseram antecipar um movimento que está virando febre, assim como aconteceu com o forró, nesta cartada eles acertaram (vide o show dos caras).
Eu acompanho esta banda há muito tempo, sei que eles estão aí na batalha há quase dez anos sem atençao de ninguém, mas agora que todos os queridinhos da mídia "cult" resolveram tomar carona na onda samba-rock, agora o que vier é carona, desculpe, mas não é bem assim.....
"Você balança o meu coração" é um clássico das pistas black e a versão dos meninos se aproxima e muito da original, que, pelo que parece, lhe passou batido mais uma vez, se você tivesse falado da baba "Nêga Olívia", de Bebeto, eu ainda concordaria com sua opinião, pois esta sim, foi parar no disco com uma versão que se aproxima do "bregode", mas "Rua Direita", "A dona do primeiro andar", do repertório dos Originais, são mais do que aclamadas pela galera em geral e eu sei que este Cd está sendo tocado, e muito, por Dj's conceituados da noite black, como Paulão, Don KB e o ilustríssimo Tony Hits (Green Express, vc já foi lá?)
Este CD é uma prova de que nem tudo está perdido, vc não precisa ser filho de famosos"da panelinha" para estar "bem na foto", o que me deixa feliz e esperançosa de que nem tudo está perdido, vide o tão esperado CD do Clube do Balanço (já ouviu?)
Por esta na trave é que eu desacredito cada vez mais nos criticos, que cada vez menos sabem do que falam....O problema é que infelizmente, as pessoas costumam levar em consideração estas críticas, que quando imparciais podem atrapalhar a carreira de artistas competentes e batalhadores, enquanto Vanessa Camargo e Kelly K e podreiras do gênero estão botando pra quebrar (credo!)
Se vc disser que o Cd do Ivo Meireles é um primor, eu te respondo...Falasério.......
Mais cuidado na próxima, camaradinha!"

De: Janaina Pereira
Data: sábado, 11 de maio de 2002 16:19
Assunto: P.S.Farufyno vol 1

"Quem sabe, se eles fossem negros (quem é esse Japonês na capa?), a crítica estaria à favor, pois a grande desculpa de vcs críticos é a que a dupla Sacomanni e Bonadio estava qurendo encontrar o seu Falamansa do Samba-rock, se for pra meter o pau, falem das pessoas certas, Rick é responsável pelo lançamento dos Mamonas, mas também é responsável pelo lançamento da banda Tijuana, que é muito boa, apesar de não ser o som que me toca o coração) e Sacomani nos anos 70 produziu o maravilhoso disco de Roberto Sax e Zeca Trombone (oh!), não se pode errar sempre!
Malandros??????...Hum, olhe bem a cara destes meninos......Tudo marmanjo sem a menor pinta de malandro, pois eles não são mesmo, e nem querem ser, são amantes da boa música e pelo repertório escolhido, têm uma boa pesquisa, "Raio Laser"?, uma excelente ousadia e tem a cadência ideal pra quem gosta e sabe dançar o nosso querido Samba-rock!!!!!!!!!
Ao que parece a mim e minha galera (que freqüenta as festas do Jive e baladas afins), desta vez, eu tenho que tirar meu chapéu para a dupla dinamite!
Bola preta na caçapa do meio!
Ainda bem....
Respeitosamente, porém frustrada...
Janaina"

Janaina demonstra não entender muito bem a função da crítica. Ela diz que quando a crítica é imparcial, pode atrapalhar a carreira de artistas competentes e batalhadores. Não seria o contrário? No segundo e-mail, ela mata a charada: Saccomani e Bonadio, os "irmãos cara-de-pau", realmente não dão ponto sem nó e embarcaram o Farufyno na onda samba-rock - a despeito dos potenciais méritos da banda. No mais, gostaria de receber mais mensagens como a dela, que apesar de discordar frontalmente de mim, não ofende, não baixa o nível e tenta argumentar de forma racional. (Se bem que o "Mais cuidado na próxima" que ela mandou me assustou um pouco.)

+++++++
Sucinto

Gilmar Lima, fã do Roupa Nova, não admite discussões. Eu estou enganado quanto ao grupo e pronto. Chequem sua mensagem:

De: Gilmar Lima Bindá Júnior
Data: quarta-feira, 29 de maio de 2002 19:45
Assunto: n/a

"Você está enganado! O CD Ouro de Minas está excelente! Eu não sou fã, mas gosto do RN. "moderninho'' é essa sua crítica!!!!!!!."

++++++++++++
Comovente

Por falar em gororobas, eis aqui uma mensagem de um admirador de Tino. Whodafuck? Tino, um exemplo perfeito e acabado de ídolo pré-fabricado, desses que impregnam as tardes de domingo na TV aberta. Mais patético do que um ídolo pré-fabricado, só um ídolo pré-fabricado que fracassa... Alguém já ouviu falar da figura? Toca no rádio? Sai foto na "Caras"? Aparece na Rede TV? Então é fracassado. Na crítica ao horrível disco do cara (leia aqui), imaginei um paralelo entre ele e o igualmente bisonho Daniel. O fã se diz "muito chateado" com minhas considerações, e apela para meus bons sentimentos. Hahaha!

De: nicolich
Data: sábado, 15 de junho de 2002 15:02
Assunto: TINO

"MARCO ANTONIO... LI SUA CRÍTICA SOBRE O CANTOR TINO, E
ME DEIXOU MUITO CHATEADO SABER QUE VOCÊ PENSA ISSO DELE,
POR QUE EU ACOMPANHO A CARREIRA DELE À MUITOS ANOS DESDE
QUE ELE COMEÇOU A CANTAR, E TAMBÉM SOU CRIADOR DE UM DOS
SITES DELE (www.tinowea.hpg.com.br). TINO FAZIA PARTE DO
GRUPO FOGO CIGANO, EM QUE MEU PAI (LUIZ CARLOS NICOLICH)
ERA LÍDER... SEI MUITO BEM DOS ESFORÇOS DE TINO, E NÃO
ADMITO OUVIR QUE ELE É UM CLONE DO DANIEL, APESAR DE O
DANIEL SER UM BOM CANTOR, TINO FAZ ALGO DIFERENTE, TENTA
DAR AO PÚBLICO UM CONHECIMENTO DE OUTROS ESTILOS
MUSICAIS.. AS VERSÕES QUE VOCÊ CITOU NA REPORTAGEM, NA
MINHA OPINIÃO ESTÃO MUITO BOAS, E EM ESPECIAL A VERSÃO
DA MÚSICA DE CRISTIAN CASTRO (MINHA VIDA SEM TEU AMOR),
QUE NO MEU PONTO DE VISTA, ESTA MELHOR DO QUE A
ORIGINAL... GOSTARIA QUE VOCÊ ESCUTASSE ESSA CANÇÃO, E
DÊ SUA OPINIÃO, ANTES DE SAIR FALANDO COISAS DA VIDA DOS
OUTROS, QUE VOCÊ NEM SABE COMO COMEÇOU, QUANTO TEMPO
ESSA PESSOA ESTA LUTANDO, E UM SIMPLES COMENTÁRIO SEU,
PODE PREJUDICAR A CARREIRA DE UM ARTISTA, NÃO PARA OS
VERDADEIROS FÃS, MAS SIM PARA AS PESSOAS IGNORANTES QUE
NÃO TÊM OPINIÃO PRÓPRIA... POR FAVOR, SE TIVER ALGUM
COMENTÁRIO A FAZER SOBRE ESSE E-MAIL, ME MANDE UM
RESPOSTA QUE EU TEREI O PRAZER DE ATENDÊLO...
ATENCIOSAMENTE FABIAN SILVESTER NICOLICH."

Fabian Silvester (?!?) me aconselha, como as fãs do KLB, do Roupa Nova e queijandos, a conhecer a "luta" do artista antes de falar "essas coisas da vida dos outros". Não falei nada da vida de ninguém, porque meu negócio é falar de música. Então também não me interessa se o rapaz é bom pai, paga as contas em dia, é fiador do carro usado do cunhado... E, mais uma vez, o leitor demonstra superestimar a ressonância da crítica junto ao público. Acredite, querido: ninguém mais além de você leu essa resenha. Não tenho parcela de culpa na derrocada do candidato a galã.

+++++++++++++++++++++++++++++++++
Engenheiros, meu karma sem DNA

Parece que um fã-clube dos Engenheiros do Hawaii descobriu minha "clássica" resenha do "Surfando Karmas & DNA"; mais quatro mensagens chegaram no espaço de três dias. Fico imaginando a falta do que fazer dessa galera. "Rapaziada, descobri um infiel que anda espalhando blasfêmias sobre o supremo Gessinger na Internet! Vamos fazer uma guerra santa de e-mails contra ele!" E a manada vem abaixo. Eu apenas suspiro.

De: Carlos Henrique
Data: sábado, 20 de julho de 2002 23:31
Assunto: SK&DNA

"Putz... Que crítica péssima do Surfando Karmas & DNA dos Engenheiros do
Hawaii... Bem... Também não vou levar muito em consideração alguém que eu
nunca ouvi dando nenhum acorde de violão ou cantando algo, só ouve o CD e
diz o que pensa... Engenheiros não tem jábá né??? Daí não dá prá falar bem
mesmo...

Asta Lla Vista!!!

Carlos Henrique"

Carlos Henrique, apesar de seu desprezo por mim e por meu ofício, afinal foi o primeiro a acertar na mosca sobre o que consiste a atividade do crítico: "alguém que (...) só ouve o CD e diz o que pensa (...)" Amém! Alguém entendeu! Ainda que, para ele, só ouvir o CD e dizer o que se pensa seja uma tarefa aparentemente indigna e suja. Tem de tocar violão e cantar também, para ter alguma validade.

De: Robson André Esperaça
Data: segunda-feira, 22 de julho de 2002 15:56
Assunto: ** Critica do Surfando Karmas e DNA **

"Meu Amigo,,, vc foi muito infeliz quanto a sua crítica do SK&DNA dos Engenheiros do Hawaii,

Meu Amigo.. me poupe de comentários ignorantes,,e Bobos,
Um cara q está na estrada a mais de 17 anos não é a toa..
Um cara q todos os seus show´s é lotado não deve ser um "mediocre como vc"...

Cara..Surfando Karmas e DNA é um disco que vai além da sua compreensão..
me diga uma coisa vc já viu um disco parecido com este ak no Brasil???

me poupe,,,

Engenheiros do Hawaii é arte Musical,,meu amigo..

eu sei,,Engenheiros do Hawaii não Rola " Jabá ",,, ai não presta mesmo...

Tá Certo,,Supla é Bom...rola " Jabá "

me poupeeeeeeeee

veja a história dos Engenheiros,,,
vc é um mero mediocre..

nem vou me estender, não vale a Pena,,

so pra constar,,
...."Humberto acredita na Música que Faz"....."ele é o cara"...
Lobão"

De novo, as acusações de "jabazeiro" vêm à tona. Engraçado é o rapaz não imaginar que, para chegarem a até este ponto em sua carreira, a gravadora dos Engenheiros deve ter molhado a mão de muita rádio FM Brasil afora. Por que com eles o tradicional esquema de "promoção" seria diferente? Outra tecla que já até arrebentou de tanto que foi batida: "vai além da minha compreensão" etc., por isso eu não gosto. Estou aqui, à disposição de quem quiser me explicar a "complexidade" do grupo. Alguém se habilita? Foi o que eu pensei. Quanto à pergunta que ele fez, respondo com o maior prazer: sim, já vi uns dez discos parecidos com este aqui no Brasil. Basta olhar a discografia dos próprios Engenheiros. Me poupe você.


De: Alexandre
Data: segunda-feira, 22 de julho de 2002 16:06
Assunto: Engenheiros do Hawaii

"MARCO.
TENHO DÓ DE VOCE

Sério mesmo."

Gosto desses, sucintos, misteriosos, superiores. Obrigado por sua dó, Alexandre. Mas ainda prefiro minha parte em dinheiro.

De: eduardofreitasdacostasilva@zipmail.com.br
Data: terça-feira, 23 de julho de 2002 10:09
Assunto: Critica

"Caro Companheiro,

tive o imenso e desgosto de ler sua critica sobre o ultimo album dos Engenheiros
do Hawaii.

sempre a banda foi perseguida pela critica. acho que é essa é a formula
do sucesso para que Humberto Gessinger e sua trupe tenham uma legiao de
fas alucinados.



-------------------------------------------------------
Preá - Rep. Casa dos Artistas - Ciencias Sociais - UFJF"

Caro, aham, "Preá", só mesmo tendo um cérebro de roedor para achar que os malhos da crítica sejam os responsáveis pelo sucesso (qual?) dos Engenheiros. Mas que os fãs são alucinados, ah isso são.

++++++++++++++++++++++++++++
kavookaocríticolá, kavala


Não tenho problemas em admitir que já gostei muito de Raimundos, tenho os dois primeiros CDs e acho que estão entre os melhores discos do rock brazuca na década de 90. Mas o grupo estagnou-se, virou caricatura. Tentei explicar minhas idéias aqui, na crítica do mais recente disco dos candangos. Recebi isso como resposta:


De: new.com comunicação
Data: quarta-feira, 24 de julho de 2002 16:54
Assunto: NÃO CONHECE NADA DE MÚSICA

"PERCEBE-SE PELA SUA CRÍTICA AO NOVO CD DO RAIMUNDOS QUE VC É MAIS UM
DAQUELES QUE NÃO CONHECEM MÚSICA BOA NESTE PAÍS.
O CD TÁ "DUCARALHO" E VC SÓ DEU COTAÇÃO 2.
APOSTO QUE PRO FUNK DO RIO VC DEVE DAR 5.
SUGESTÃO: VAI ESCREVER POEMAS PRA BOI DORMIR!!!! HEHEHEHE"

A importância das estrelas, em primeiro plano, mais uma vez. Ôche! O cara não leu sequer uma linha do texto, só ficou (mal) impressionado com as duas estrelas (que significam "bom"). As malditas estrelas. Para quê escrever, se só o que importa é a cotação? E outra coisa: quem enfiou na cabeça desses #@*#®º© que eu gosto de funk carioca? EU NÃO GOSTO, cacete!!!

+++++++++++++++++++++++++++++++
Para quem sentiu falta delas!

E o Cliquemusic's Hate Mail não seria o que é, sem a contribuição das valorosas fãs do KLB. Uma rapariga anônima, provalvelmente usando o e-mail do pai, desce uma torrente de impropérios capazes de assustar até árbitro em pelada de várzea. Em meio aos erros de português e aos xingamentos, a pergunta de um milhão de reais, o eterno bastião dos fãs: "Se fulano é tão ruim como você diz, por que faz tanto sucesso?" A resposta a essa questão, minha cara, é o Santo Graal dos críticos. Quem encontrá-la vai ascender ao panteão sagrado do jornalismo musical e ficará acima do Bem e do Mal. (Ouvi dizer que o José Ramos Tinhorão sabe a resposta, mas não dá sequer uma dica pra ninguém.)

De: josé f. prata
Data: sábado, 27 de julho de 2002 08:57
Assunto: ah

"se o klb é tal ruim assim por q eles fazem tanto sucesso?

nao porq se fosse só beleza nao fariam apesar de serem
lindos , até homens casados e com filhos gostam deles
e se vc acha ruim faz melhor entao eu sei q todo artista tem critica pois eu também sou uma. (estou para lançar meu cd com minhas amigas dayane e michelle)mas sao apenas criticas merecidas e nao ofensa seu idiota retardado so nao chingo sua mae porq ela nao tem culpa
de ter um filho assim como vc e se voc quiser fique vc com os bacstretboys , pois com o klb o público brasileiro deliria por onde a voz deles passam.se voc tem inveja da voz e beleza ou melhor deles, porque ees sao bons interiormente e externamente . e dobre sua lingua para falar deles seu retardado mental mongoloide invejoso e tudo q é d ruim

pense bem antes d falar deles"

Irônico encerrar uma mensagem como essa me recomendando "pensar bem". Tem espelho em casa não, santa?!

::: posted by Marco at 2:48 PM






_______________
_______________

Neste blog, eu, Marco Antonio Barbosa - Bart, para os amigos (mab@cliquemusic.com.br) - publico algumas das pitorescas mensagens recebidas sobre minhas críticas de CDs no site Cliquemusic, além de considerações sobre a função da crítica musical. As mensagens são 100% verídicas e os textos não foram editados. Irei atualizando o blog com a chegada de mais mails. É para rir, hein, pessoal!



Powered by Blogger